Como fazer DDS – Diálogo de Segurança?


São vários fatores importantes para serem analisados. Quanto tempo você tem para fazer o treinamento? Qual tipo de riscos existem? Quantas pessoas vão participar? Qual horário deve começar?

Sanado essas perguntas, se prepare. Escolha o tema que tenha correlação com as atividades. Utilize histórias para ensinar mensagens profundas. Faça perguntas para incentivar as pessoas a participar. Pelo amor de Deus, não faça um monólogo.

Eu tive muitas dificuldades em encontrar temas que realmente fossem impactantes para os trabalhadores. As vezes encontrava alguma coisa superficial e que não estimulava interação. Procurava na internet e não achava nada realmente bom. Foi então que eu decidi criar a solução. Comecei a escrever meus temas. Criei o método do DDS Infalível. Meu primeiro livro foi lançado e então compartilho com várias pessoas assuntos que eu já abordei.

Durante uma viagem que fiz ao México visitei uma indústria de álcool. Lá participei de um treinamento onde falei um pouco sobre a SST no Brasil. Para aqueles trabalhadores foi algo bem diferente receber um brasileiro com sotaque espanhol abrasileirado. Aí está o ponto que quero destacar. Faça coisas diferentes, impressione e surpreenda as pessoas. Leve com seriedade esse momento ímpar para o estimular a cultura prevencionista.

Sabe algo interessante que você pode explorar durante seus treinamentos? O medo. Ele é um sentimento natural no ser humano. Utilize com razoabilidade e junto com a imaginação. Como acha que sua família vai continuar nesse mundo se você sofrer um acidente fatal? No meu caso utilizo muito minha situação que fui criado sem um pai. Como acha que vai ser a vida do seu filho se você não estiver nessa terra ajudando, orientando e direcionando os passos dele? Vou te falar uma coisa, já não era fácil para uma criança na minha época. Agora tá mais complicado.


Quer saber mais sobre como fazer DDS?

Veja o vídeo abaixo:



© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados